sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gouveia, 26 anos depois.


Foi há 26 anos, era publicada em Diário da República a Lei n.º 6/88, que confirmava a elevação de Gouveia à categoria de  cidade depois da aprovação em Assembleia da República. Passavam dois anos da adesão de Portugal à CEE, o país começava a "cheirar" a progresso, as Obras Públicas moldavam um país em movimento e Gouveia acompanhava de certa maneira a tendência embora questionável, conforme o Notícias de Gouveia de 22 de Janeiro de 1988: « Urbanisticamente, assiste-se ao empobrecimento da cidade!» 
Gouveia começava a assistir ao declínio dos lanifícios que mais tarde seria um verdadeiro problema social e económico que ainda hoje se reflecte. A Gouveia motora industrial, o Tear da Beira foi-se desvanecendo com o passar dos anos, hoje restam as ruínas fabris. Em 26 anos muito mudou em Gouveia, passou de Tear da Beira a Cidade Jardim e desta esta a Capital da Aventura. Hoje a cidade e o concelho está mais envelhecido, com menos residentes e sem o fulgor de quase três décadas. Não há pastores, e o " melhor queijo do mundo" quase "morto", poucos são aqueles que no nosso concelho resistem a trazer até nós a iguaria afortunada de um concelho e região.
Hoje Gouveia é mais vila que cidade, muitos questionam, que ganhámos nós Gouveia-cidade, ganhou-se mas poderia ter-se ganho mais, muito mais  não a fosse a política partidária nefasta, egoísta, cega de vitórias eleitorais e ambígua no ato de servir a população.