domingo, 18 de novembro de 2012

Novo "mapa" do concelho de Gouveia à espera de decisão final

 
Tudo aponta para que esta seja a re-organização final do concelho, num total de seis uniões de freguesias. Com base no número de habitantes a UTRAT e o municipio chegaram a este mapa, apesar de várias discordâncias em sede de Assembleia Municipal. Aquela que menos teve desacordo e sempre com pernas para andar foi a união das duas freguesias da cidade de Gouveia, São Pedro e São Julião. As outra cinco uniões são: Freixo da Serra - Figueiró da Serra; Melo-Nabais; Aldeias-Mangualde da Serra; Moimenta da Serra - Vinhó; Lagarinhos - Rio Torto.
Sempre com base em números, facilmente se chegou a este fim, mas fica no ar, como irão estas uniões se organizar. O bem estar da população terá de ser primordial, a orgânica terá de ser flexível e com recursos humanos capazes a ultrapassar obstáculos. Estava-me a lembrar agora de Nabais - Nabaínhos - Melo, embora Nabaínhos anexada a Melo desde 1851, é bom não esquecer que não deixarão de ser três localidades numa só freguesia. Perfeitamente "governável", dependerá da orgânica estabelecida. Como já foi referido anteriormente, noutros artigos, associações existentes nas localidades poderão ser importantissimas ao desenvolvmento desta orgânica e capitalizar recursos. O associativismo e a união poderão ser fundamentais ao sucesso desta re-organização. 

1 comentário:

Anónimo disse...

quem concorda com estes casamentos forçados não conhece o concelho de Gouveia. E porque será que Ribamondego não foi junta a outra Freguesia? Porque se safou?