sábado, 14 de março de 2009

Gouveia autorizada a exceder o endividamento.

Notícia
O governo permitiu a 34 autarquias exceder os limites de endividamento, entre estas está Gouveia, isto para permitir à autarquia recorrer a projectos financiados pela União Europeia. A autorização para Gouveia é de 832.929,30 €. Este financiamento está relacionado com o III Quadro Comunitário de Apoio relacionado com infra-estruturas de rede de esgotos, saneamento, estradas e centros escolares.

Almeida aderiu ao "simplex" da " Sucursal na Hora".

Notícia
Almeida aderiu desde fins de Fevereiro ao programa " Sucursal na Hora", um programa inserido no já conhecido "simplex". Este programa permite a uma empresa estrangeira " abrir" uma sucursal em Portugal, tratando naquele posto de atendimento todos os processos ao seu ínicio e conclusão, para a abertura da mesma.

Fronteira de Vilar Formoso cortada.

Notícia
A fronteira de Vilar Formoso irá estar cortada diversos dias deste mês e principio do próximo ( 11,12,16,17,23,24,25,26,30 e 31 de Março), devido às obras do Estado espanhol na ligação à auto-estrada portuguesa A25. Encontra-se em fase de extração de elementos rochosos com auxilio de explosivos. A passagem de veículos pesados encontra-se interdito pelo período das 13h e 17h. Recorda-se que finda estas obras o posto fronteiriço deixará de passar pelo centro de Vilar Formoso, fazendo ligação directa à A25.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Associação Intermunicipal da Serra da Estrela

Opinião
Foi criada a Associação Intermunicipal da Serra da Estrela. Esta associação é constituída por três municipios, Gouveia ( também sede da associação), Seia e Fornos de Algodores. Esta associação visa contribuir e delinear condições para o desenvolvimento inerente aos três municipios e por outra lado permitir candidaturas ao QREN 2007-2013, já apelidado como última oportunidade para Portugal. No passado dia 5 de Março saíu em Diário da República os estatutos de uma outra associação intermunicipal, a Comunidade Intermunicipal ComurBeiras, constituída por diversos municipios da beira Interior, são eles: Guarda, Covilhã, Fundão, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Mêda e Manteigas...penso que estão todos! As razões da existência desta associação em tudo se assemelha aos da primeira, a sua génese e seu objectivo. Assistimos portanto a duas associações intermunicipais cujo factor geográfico é próximo, as problemáticas são as mesmas, não fossem elas do interior do país.
Parece-me pertinente esta conjugação, de boas intenções, objectivos, no papel tudo está bem, parece perfeito. Reportando-nos à Associação Intermunicipal da Serra da Estrela que é aquela que mais directamente nos afecta, é legítimo questionar, que têm estes três munícipios de comum para se associarem? Os problemas, como já vimos, não temos dúvidas, mas que estratégia têm eles em comum no meio destas assinaturas e fotografias? Quetrabalho irá ser efectuado conjuntamente para que se tornem territórios atrativos e acolhedores? Terão eles uma estratégia sustentável capaz de tirar os respectivos municípios do marasmo, do desemprego e da desertificação? Serão eles capazes de "competir" com a Comurbeiras? Sim porque em desenvolvimento é importante a competividade territorial. Ou será apenas forma de se candidatarem ao fundo de coesão europeio e depois cada um vai à sua vida e de vez enquando lá fazem uma reuniões.
Perguntas que para já ficam sem resposta mas não tardarão...nem que seja por intuição.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ana Free em Gouveia.

A cantora portuguesa, residente no Reino Unido, vai dar um espectáculo no próximo sábado no Cine-Teatro de Gouveia pelas 21h. A cantora que atingiu os top`s em 2008, foi produto de experiências surgidas através da internet, tendo tornado o seu trabalho conhecido através desta via.

Seia luta por Museu do Têxtil

O actual Presidente da Câmara de Seia continua a lutar para que o Museu do Têxtil seja uma realidade. A visita do Ministro Vieira da Silva serviu para vincar ainda mais essa vontade, tendo solicitado ao ministro que a antiga fábrica de Vila Cova, propriedade do Estado, seja declarada património Municipal, afim de ali conceber o respectivo museu.

quarta-feira, 11 de março de 2009

UBI debate emprego:

Na Universidade da Beira Interior vai realizar-se no próximo dia 13 do corrente mês, a Conferência Regional do Centro - Observatório do Emprego e Formação Profissional. Vão ser debatidos os parâmetros do mercado de trabalho da Beira Interior. Vai ser ainda levado à conferência a importância da Universidade no mercado trabalho na região. Terá a participação de delegados regionais do IEFP, professores e ainda mostra de trabalhos levados a cabo por alunos e professores daquela instituição.

terça-feira, 10 de março de 2009

Apoio à criação de postos de trabalho.

Opinião
O municipio de Gouveia está a pôr em práctica um plano de apoio às empresas para a criação de novos postos de trabalho. Sei que dirão, no fim deste artigo, que estarei aqui mais uma vez a fazer o "bota abaixo". Sinceramente não estou contra o plano, não estou de acordo na forma como se procede ao plano. Alías é mais um semelhante a muitos outros que já muitos concelhos vizinhos o colocaram em práctica, e tal como em Gouveia pecam por tardios. Parece que só agora despertaram para uma questão que vem de longe, embora com isto da crise se acentuou.
Voltando ao plano, desde logo o municipio peca por apenas incluir neste rol empresas ou pessoas já colectadas, com tudo regularizado...etc, e quem quiser fazer algo de raíz, começar do zero? A resposta é, primeiro trata da papelada ou então candidata-te ao Finincia, depois passa por cá! Não seria bom tornar isto numa coisa séria e com encadeamento. Porque não tornar isto num plano mais abrangente e aglomerar vários parâmetros? Porque não tornar isto num projecto com cabeça, tronco e membros e não ser apenas, toma lá X ou vais descontar Y. Comecemos por aquilo que é importante, os desempregados, porque não fazer dentro do concelho uma bolsa de emprego, eu sei que existe o IEFP, mas uma coisa não invalida a outra. Seguidamente temos os empresários, porque não fazemos parcerias, dentro do concelho, criar uma rede de empresas já existente e com outras que surgem. Já temos os desempregados, temos empresários ou empreendedores, agora juntamos o ensino, temos o Instituto de Gouveia e outros parceiros que se poderão adicionar. Depois sim vem os apoios monetários e claro, o acompanhamento, o mais importante de tudo. Neste plano actual, é tudo muito vago, desde logo preenche-se o impresso e depois logo se vê! E depois...qual é o acompanhamento? Existe fiscalização?
Uma vez mais parte-se do particular para o geral, e devemos começar pelo geral e findar no partícular. É o momento de unir os sectores, politico, económico,social e educação do concelho e criar uma rede de solução futuro, só assim o concelho terá futuro e sobretudo aqueles que nele vivem verão que é ali que têm as condições de vida necessárias.

domingo, 8 de março de 2009

Ambiguídades Políticas.

Opinião.
Há muito que a sociedade renega a classe política, o desacreditar nos políticos tem vindo a proliferar entre os portugueses. Por mais que se tente dar uma imagem de sensatez, aquilo que assistimos diáriamente é de que o político cada vez mais caí na desgraça. Por estes dias na Assembleia da Républica dois deputados travaram-se por palavras menos apropriadas e o mais grave é que não foram chamados à atenção nem tão pouco vem mencionado na acta tais palavras menos próprias que não dignificaram a "casa" da democracia portuguesa. Ultimamente Manuel Alegre,esse nome de Abril, um dos grandes impulsionadores da democracia e no derrube do antigo regime, tem dia após dia caído na sua própria armadilha. A verdade é que de tanto defender a esquerda, tem vindo a travar uma luta pessoal com o actual Primeiro-Ministro que já nem se percebe se Manuel Alegre é de esquerda ou se aliou a Manuel Ferreira Leite. Helena Roseta ex-deputada do PS e actual vereadora do pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, disse ontem que o PS não sabe se é de esquerda ou de direita. Diz o ditado que " pela boca morre o peixe", ela que em tempos foi da JSD e depois virou-se para o PS. Não nos esqueçamos dos casos "Portucale" e os Submarinos do partido do Paulinho das feiras, esse que andou uns tempos desaparecido e depois voltou em grande à Assembleia e ninguém o pára.
A verdade é que aqueles que mais deveriam servir a sociedade, andam por aí não se sabe muito bem a fazer o quê e quando abrem a boca, ou sai asneira ou disparate.

Hotel de 4 Estrelas em Almeida

O presidente da Câmara Municipal de Almeida anunciou o investimento da construção de um Hotel de quatro estrelas na Vila. Para o presidente da câmara é um projecto que permite ao concelho aumentar a capacidade de alojamento. Para além deste anúncio, o actual presidente da câmara anunciou ainda o call-center para idosos, uma linha de telefone com o intuito de diminuir o dilema aqueles que passam os dias sozinhos.

Governo financia Relvados Sintéticos.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto assinou em Coimbra o protocolo de financiamento à construção de instalações desportivas nomeadamente de relvados sintéticos para municipios que não possuam equipamento desportivo de dimensões regulamentares. Do distrito da Guarda foram contemplados com financiamento: Manteigas, Belmonte, Almeida, Mêda e Trancoso.