sábado, 19 de outubro de 2013

Álvaro Amaro, "o special one " do distrito.

                                          Fotografia: Luís Silva - Tomada da posse


Amado por uns, odiado por outros, Álvaro Amaro é sem dúvida o político do momento. Dentro de um partido com enorme desgaste, o gouveense ganha a Câmara da Guarda ao Partido Socialista, num município que só conhecia um partido à frente dos destinos da Guarda desde 1976.
Natural de Ribamondego, foi secretário de Estado da Agricultura em governos de Cavaco Silva e deputado na Assembleia da República. Corria o ano de 2001 quando este vence a Câmara da Gouveia ao carismático socialista Santinho Pacheco, esteve à frente dos destinos de Gouveia durante 12 anos. Face à impossibilidade de se recandidatar em Gouveia, virou "agulha" e apontou baterias à Guarda, capital do distrito. A 29 de Setembro último, os Egitanienses deram-lhe a maioria absoluta e a confiança para liderar a Guarda nos próximos 4 anos.
Com toda a pompa e circunstância, tomou posse hoje, ao cargo que assume  ser  «um novo desafio», o seu primeiro acto de governação será « auditoria ou radiografia questão económica, social e financeira». Entre muitos projectos e intenções a Feira Ibérica de Turismo é para já algo a concretizar, que não se esqueça de lá colocar um "cantinho" para Gouveia, pedimos nós.
Com uma forma de estar "sui generis" o agora autarca da Guarda teve ao longo dos 12 anos em Gouveia muitas afirmações que ficarão na memória da governação autárquica, como por exemplo « deixo dívida, mas deixo obra feita». Algumas ilusões marcaram a sua governação como o pavilhão snowboard, a pousada da juventude, o curso superior e a academia de desporto. 
Para já fez história, ganhou duas câmaras aos socialistas em 12 anos, quem sabe, ainda vai ganhar em Lisboa, afinal ambição não lhe falta.


Sem comentários: