domingo, 13 de outubro de 2013

Falta de manutenção coloca Linha da Beira Alta em perigo


Fez a 3 de Agosto, 131 anos que foi inaugurada a Linha da Beira Alta com ligação entre Figueira da Foz e Vilar Formoso.  Acontecimento maior à época com participação na inauguração do Rei D. Luís e Rainha D. Maria Pia. 
Hoje a linha, longe do fulgor de outros tempos, o eixo entre Pampilhosa e Figueira da Foz era fundamental ao escoamento do sal e o eixo Gouveia e Coimbra fundamental ao escoamento do têxtil, tem verificado menos passageiros, menos composições e horários disponíveis.
Um artigo publicado pelo Jornal O Público, a 1 de Outubro último põe a "nu" a falta de manutenção da linha que se tem traduzido em atrasos constantes em partidas e chegadas das composições ferroviárias. Os maquinistas são obrigados a afrouxamentos de velocidades, que em condições normais deveriam circular entre 100 a 160 km/h e que agora em muitos locais verificam-se velocidades na ordem dos 60km/h e mesmo em certos locais 30 km/h. A REFER afirma que essas limitações permitem manter a linha em segurança, não havendo perigo para os passageiros. No entanto nos 155 kms entre Pampilhosa e Vilar Formoso, existem 15 secções da linha que necessitam de substituição de carris e travamentos, sendo que 2 irão ser alvo de manutenção ainda este ano e os restantes no ano de 2014. De relembrar que circula nesta linha o comboio intencional Sud-Expresso com ligação a Paris e Madrid

Sem comentários: