segunda-feira, 30 de setembro de 2013

The Day After: O rescaldo de uma vitória laranja num país de rosas.


Uma noite em cheio para os socialistas a nível nacional mas por cá, quem levou a melhor foi o "laranja" Luís Tadeu, o social-democrata arrancou uma vitória contundente, sem qualquer dúvida, 50,47% contra 38,71% para os socialistas. Apesar da conjuntura do país que levou quase todo o país a dar um cartão vermelho ao PSD, em Gouveia, os eleitores deram confiança ao social-democrata. Falou-se muito nesta última semana em sondagens, nomeadamente numa que ficou conhecida pelo "5-2" mas tal não se veio a verificar. A noite eleitoral teve dois gouveenses como protagonistas, talvez encorajado pelo antecessor, Luís Tadeu percebeu às primeiras horas da noite que a vitória era sua. Uma vitória com menos 665 votos que à quatro anos quando Álvaro Amaro ganha o seu terceiro e último mandato à frente dos destinos do município de Gouveia. Ao nível das freguesias PSD ganhou em Vila Nova de Tazém, Ribamondego, Paços da Serra, União de Freguesias de Melo e Nabais, União de Freguesias de Lagarinhos e Rio Torto, Vila Cortês da Serra, União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, Arcozelo e União de Freguesias de Mangualde da Serra e Aldeias.
O PS viveu uma noite quase trágica atendendo às expectativas que a candidatura vivia. Nesta segunda ida a sufrágio por parte do Prof. Armando Almeida, teve um resultado pior que em 2009. A única freguesia da cidade de Gouveia fica sobre domínio socialista, o carismático João Amaro ganha com vitória expressiva na Assembleia de Junta. O Partido Socialista ganhou ainda nas seguintes Assembleias de Junta: S.Paio, União de Freguesias de Moimenta e Vinhó, Nespereira, Cativelos e Vila Franca da Serra.
O partido CDU que também a nível nacional conquistou um bom resultado, teve em Gouveia um acréscimo de votos à Câmara, mais 44 votos que em 2009, elegeu um mandato, Carlos Nabais à Assembleia Municipal, como tinha acontecido em 2009, na corrida à freguesia da cidade de Gouveia teve pior resultado que em 2009.
As eleições permitem sempre tirar ilações e dividendos, nas vitórias e nas derrotas tiram-se conclusões e questões e uma será certamente, e agora professor Armando Almeida?... Será o artigo de amanhã.

5 comentários:

Anónimo disse...

No Arcozelo venceu o PSD
http://autarquicas2013.mj.pt/#

Anónimo disse...

Finalmente as pessoas ou deram um cartão vermelho a um líder do PS que nada parecia trazer de novo, sem ideias, sem perfil, sem garra...tivessem colocado como cabeça de lista Joaão Amaro e a conversa seria outra, uma pessoa que todos conhecem, que já esteve na teia camarária, mas que tem mostrado competência à frente da junta. Nada tendo contra o candidato socialista, o feedback que chega aos comandos da escola é nada mais que desolador e dramático! creio que isso, ao lado de um afável, dinâmico e competente candidato social democrático, fez a diferença. E acho também uma imbecilidade estar a comprar ou a estigmatizar este ao lado de Álvaro Amaro. Por muito que quisesse....os últimos 4 anos nada trouxeram a gouveia com o seu mandato. Um presidente ausente e dado ao show off. Parabens pois a Luis Tadeu, que volte a colocar Gouveia no mapa como o fez no 1º mandaro A. Amaro e que traga gente e emprego para este concelho. É o que mais falta!! Para terminar, apenas acrescentar que as pessoas do concelho de gouveia, por muita crise que haja, excetuando casos dramáticos de desemprego, ainda não se deram conta da qualidade de vida (possível) que aqui têm. fico estupefacto ao ouvir tanto queixume desta gente. Experimentem viver na grande cidade...e vão ver o que é bom para a tosse!! saudações.

Anónimo disse...

Agora vamos ver se o eleito vai cumprir todas as promessas de oferta de emprego, e que a DLCG não vai fechar.

Anónimo disse...

Artigo sem isenção e sem imparcialidade que revela falta de qualidade e profissionalismo.

Anónimo disse...

O tempo dos Pachecos (novos e velhos), Armandos, Casemiros, dos Amaros (PS), Motas e todos esses socialistas antigos já passou e não fizeram nada de bom a Gouveia e não deixam nenhuma saudade.
Socialistas, se querem ajudar Gouveia peguem na vassoura, e limpem essa tralha toda.