terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sondagens...o que valem??


O blog Jornal O Hermínio teve recentemente um episódio com sondagens pouco abonatório, que aliás já aqui foi explicado o imbróglio da situação. Surge agora nova sondagem pelo concelho de Gouveia, por entidade desconhecida, dando vitória categórica ao candidato social-democrata, Luís Tadeu, capitalizando 64% dos votos da amostra. Dos 2500 inquiridos o PS obtêm 27,7% do votos. As sondagens valem o que valem, mas nem nos últimos tempos, de vitórias laranjas a diferença foi tão grande. É de referir que o pior resultado do PS em Gouveia foi em 2005 com 37,21%, daí que se interroga e muito a respectiva sondagem, não o facto do candidato social-democrata estar na frente, mas sim a diferença absurda entre os dois maiores partidos. O resultado é posto em causa, quando o partido que lidera o país tem perdido popularidade a nível nacional, qualquer candidato laranja estará sempre em desvantagem face ao panorama do país. É preciso recuar a 1976, um ano após a revolução dos cravos, quando CDS foi a segunda força política em Gouveia com 25,72%, bem atrás dos socialistas com 40,73%. A sondagem trás outras curiosidade, foram entrevistados em maioria a população mais jovem, 769 inquiridos, contra 586 acima dos 55 anos, quando temos um concelho maioritariamente idoso e envelhecido. Veremos a 29 de Setembro, a verdadeira sondagem, no entanto, quando se ouve por muitos cantos do concelho o descontentamento...é de desconfiar!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez este 'jornal' não incluiu a outra força política CDU numa notícia em relação às eleições próximas. É por entidades como vocês que a CDU não expande, porque a comunicação social não só é mentirosa, como enganosa e aproveitam o seu poder para fazerem o que querem da informação. Não se esqueçam que a CDU e a juventude da CDU está sempre presente com diversas actividades. Coisa que todos os outros partidos do concelho não fazem durante muitos, muitos meses. Dito.

Anónimo disse...

Isto é guerra psicológica que começa a evidenciar algum desespero. Quem souber um pouco de amostragem estatística e tratamento dos dados coligidos sabe que isto não passa de um grande embuste. Por outro lado, como muito bem referiu, nem nos piores cenários o PS obteve esse resultado. Parabéns pela perspicácia. Cumprimentos.

PA disse...

Caro anónimo (15h57)
O blog, como já foi referido noutras ocasiões, não discrimina nenhum partido ou candidato, seja qual for a côr. Se a «CDU não expande», não será certamente por culpa deste blog ou outro meio de comunicação.
Cumprimentos