terça-feira, 20 de agosto de 2013

Não há Volta sem etapas... e etapas sem dinheiro!


A maior prova velocipédica do país voltou a "pisar" estradas do concelho de Gouveia. Um espectáculo único e como adepto do ciclismo, o regozijo é enorme poder ver as pedaladas no nosso concelho. Dois dias em grande, não bastasse um, tivemos direito a dois dias. O primeiro dia com meta instalada no Farvão e o segundo dia de passagem em direcção à Torre, passando por Seia.  
Todos os anos a mesma pergunta, quase já esgotável, merece o investimento de tal prova no concelho de Gouveia? Uns dirão que sim, outros dirão que não, há quem afirme que o retorno é deveras apetitoso e uns minutos na televisão valem a pena.
A Volta a Portugal tem um orçamento por edição a rondar os 4/5 Milhões de Euros,quem afirma é o ex-ciclista e trepador Joaquim Gomes, organizador da prova num passado recente no site Dinheiro Vivo, refere mais « os dados dos últimos cinco anos demonstram que os 11 dias de prova proporcionam entre 70 a 90 (??) Milhões de Euros de exposição mediática para patrocinadores e para autarquias», quase o valor do orçamento do Tour de France que se situa nos 100 Milhões de Euros. Aliás a publicidade no mundo do ciclismo é enorme, a equipa SKY, vencedora das últimas  duas edições da Grande Boucle teve retorno de 550 Milhões de Euros.
Voltando à realidade nacional, de valores bem mais inferiores, as autarquias negoceiam com a organização por forma a terem nas suas estradas "os artistas" da bicicleta. Na edição de 2012 o município de Mondim de Bastos pagou 65 mil euros para ter a chegada ao Alto da Senhora da Graça, que este ano esteve para não se realizar devido à falta de dinheiro por parte daquele município. O município de Seia, nosso vizinho pagou pela chegada à Torre na edição de 2012, o valor de 30 mil euros. Uma Volta sem chegada à Torre é quase impossível, nem seria tão pouco possível, daí que o poder negocial de cada município é fundamental.
O grande retorno dos municípios, são os "minutinhos" da caixinha mágica, chamada TV. Mas até aqui é tudo questionável ate´porque segundo relatório  da Marktest, a Volta a Portugal tem vindo a perder audiência, de 2009 a 2012 respectivamente, senão vejamos: 5,4% (2009) 4,9% (2010) 4,81% (2011) 4,7% (2012). Nesta edição de 2013, não existem resultados definitivos, sendo que houve "picos" nos fins-de-semana a situarem-se na casa dos 6% de audiência média.
Ainda no que respeita ao estudo do Marktest de 2011 revela-nos que nem todos os municípios têm a mesma capacidade de atracção, por exemplo a etapa vinda de Lamego com chegada a Gouveia capitalizou 4% de audiência, inferior aos concelhos vizinhos da região Seia-Torre 5,7%; Covilhã-Sertã 6,6%; Aveiro-Castelo Branco 4,6%. 
Para finalizar, de referir que a maior audiência verifica-se no interior do país, com 30% de audiência média, na Grande Lisboa a Volta é vista por 18,3% e no Porto 8,8%. Ou seja o maior e melhor mercado para a região não vê a Volta. O maior telespectador da Volta a Portugal situa-se na faixa etária acima dos 65 anos.

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