sábado, 31 de agosto de 2013

Investimento...uma falha constante!!


Quando o blogue Jornal O Hermínio surgiu em 2007, não existia praticamente espaços blog de Gouveia ou sobre Gouveia. A cidadania em Gouveia foi sempre de índice baixo, e continua de índice baixo, apesar das redes sociais abrirem janelas importantes à discussão de diversas matérias. 
Este blogue não é oposição, nem presta vassalagem a quem governa, critica, quando tem de criticar, fala bem do que é feito, fá-lo uma vez bem outra vez mal, sem perder o bom senso e a equidistância. 
O país vive dias difíceis, vivemos sob "alçada" da Troika, o segundo resgate está por aí algures. Se os temos cá é porque não conseguimos contrair aquilo que durante décadas fizemos a este belo país implantado junto ao oceano.  Mas nem por isso deveremos baixar os braços e não tomar o todo como causa dos males individualmente. Gouveia vive os contra-tempos que outros municípios vivem, é um facto mas não deverá encostar-se ao termo « é um problema comum a todos». O ser humano tem a obrigação de encontrar saídas e conseguir sair do marasmo em que se encontra este nosso concelho, independentemente da conjuntura geral.
As fotografias deste "post" revelam o quanto é o investimento privado em Gouveia, um concelho com potencial turístico mas que revela deficiências ao nível estrutural que não consegue "erguer" um hotel de 3 estrelas. Ali ficou aquela construção inacabada à beira da estrada, na zona industrial,com vista privilegiada, à espera que algum iluminado o consiga acabar.
A subjectividade da política e a complexidade dos partidos relegam para segundo plano aquilo que é a essência da sociedade... a pessoa, o individuo. Os interesses partidários e as lutas eleitorais conjugam tácticas que nos fazem desacreditar cada vez mais nos políticos.
Neste contexto os investimentos são anunciados em épocas eleitorais, como foi ocaso recentemente com o protocolo entre o município e duas empresas, no passado dia 12 de Agosto. Quem não se lembra do centro de Biomassa, da reabilitação da fábrica Vitalis e respectiva água " Coca-Cola". Há no espaço da concretização alguma coisa que falha, ou seja da promessa à realidade. Não não basta a desculpa de « é um problema comum a todos». 
Estes dois novos investimentos, dizem que trarão 25 novos postos de trabalhos, um dos quais no imediato 2 postos de trabalho(??) para investimento de 200 mil euros. Já vimos projectos de investimento mais baratos com maior caudal de postos de trabalho. Disso os intervenientes o saberão melhor, atendendo que passado 24 meses os postos irão traduzir-se em 15 postos num total de 700 mil euros.
Veremos se tudo isto será uma verdadeira descoberta da pólvora ou se a mesma está seca...




Sem comentários: