O novo mapa judiciário levado a cabo pelo Ministério da Justiça, vai levar ao fecho de 47 tribunais no país. No distrito da Guarda serão 4 tribunais a fechar portas, para já serão: Fornos de Algodores, Meda, Sabugal e Figueira Castelo Rodrigo. Esta reforma vai levar a um excedente de 300 funcionários judiciários em todo o país. Segundo o ministério que tutela, espera diminuir a despesa do Estado, sendo que os três items que permitem este novo mapa são: um tribunal ter menos de 250 processos, o Estado ser inquilino no espaço e haver outro tribunal até 50 kms de distância.
3 comentários:
O pior é que os funcionários são reduzidos a 50%. Dos actuais 8 funcionários do quadro, apenas 4 ficam em efectividade de funções, juntamente com os dois magistrados - Juíz e procurador. Os restantes transitam para uma bolsa nacional e segundo se crê são funcionários itenerantes que acudirão como bombeiros aos focos de incêndio mais prementes, saltando de comarca em comarca onde forem precisos.
Não votam neles? Agora há que gramar!
Mas isto não fica só por aqui. A seguir vêm as Repartições de Finanças. Este ano fecham 70 e para 2013 outras 70. A seguir vem a Segurança social e as Conservatórias, fecham-se serviços de fraco rendimento em concelhos com menos de 10.000 habitantes. E por aí fora...o interior fica um deserto, temos de emigar ou imigrar para a tal faixa litoral de 30 KM onde se vai concentrar 3/4 da população portuguesa.
Enviar um comentário