terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cidadania virtual aprofunda-se em Gouveia


 
As redes sociais proporcionam malefícios e benefícios, o mundo virtual com o aparecimento de páginas como Facebook tem alterado profundamente a relação das pessoas, a virtualidade tem-se sobreposto à essência da relação humana. Embora este facto, as redes sociais permitem também uma óptima forma de promoção empresarial, tem sido dos mecanismos mais eficazes e rentáveis. Também não é menos verdade que o frequente "opinar" sobre variados assuntos da actualidade, tem também dado um caracter de cidadania em várias questões e Gouveia tem tido nos últimos dias vivido o aparecimento de dois "movimentos virtuais". «Refundar Gouveia» e «Movimento Pró-Gouveia» parecem querer proporcionar uma valência que em Gouveia sempre foi deficitária. Nunca em Gouveia se assistiu a uma cidadania forte, coesa e decisiva para bem da comunidade. O individualismo tem-se sobreposto à procura de resolução dos problemas comuns, tal como acontece nos países do norte da europa onde a comunidade faz parte integrante das decisões do poder autárquico. Resta saber se estes "movimentos virtuais" conseguirão transportar para a realidade os benefícios de uma verdadeira cidadania.

2 comentários:

Jorge disse...

O problema, há muito conhecido na terra é um fenómeno sociológico curioso, não inédito, mas que ao longo das décadas se tem caracterizado pelo que se pode resumir a isto: Se não se faz, critica-se. Se se faz,critica-se e se se pensa fazer, será sempre mal feito! É por isso que nas aldeias do concelho se vislumbra uma "urbanidade" comunitária invisível na sede de concelho. Desde a famosa década dos polidores de esquina do "Centenário" até aos opinadores de opinião domingueiros sobre futebol e quem passa, o certo é que já muita gente se escusou a fazer mais e melhor pela terra por causa desta gente que,e dando um exemplo concreto, mesmo tendo todas as lâmpadas da rua fundidas, não mexe uma palha para fazer um telefonema ou avisar a quem de direito. É por isso que estimo as aldeias...

RefundarGouveia disse...

Permita-me, antes de tudo, parabenizá-lo pelo seu post. Colocou, muito bem, em cima da "mesa", uns dos problemas maiores que aflige a sociedade gouveense: o do décife de participação pública. Todavia, não seria despropositado tentarmos perceber das razões de semelhante comportamento. Recordou o tempo aúreo dos blogs onde havia uma franja da sociedade que participou com bastante elevação e alguns problemas mereceram discussão e reflexão maiores. NO entanto,houve quem tentasse,por todos os meios, silenciá-los com as mais diversas estratégias. Estamos de acordo com a sua apreciação e estamos, sobretudo, esperançados nos frutos que daqui possam vir a ser colhidos. Esta participação, que nos exige um certo grau de carolice e de sacrifício pessoal é, no nosso caso, apenas no interesse de Gouveia. Se por ventura no futuro próximo as nossas ideias ecoarem pela voz de algum candidato aos destinos do concelho, também não teremos qualquer problema em reconhecê-lo, desde que Gouveia esteja primeiro. Assim saiba o candidato como "Refundar Gouveia". Um sentido abraço para todos e muito em particular para o Jornal O Hermínio.