sábado, 27 de outubro de 2012

Eleições autarquicas já mexem...quem irá liderar o PS Gouveia?


Já aqui anteriormente se fez referência ao PSD Gouveia, a imposibilidade de Álvaro Amaro recandidatar-se ao muncipio gouveense, torna as próximas eleições expectantes, isto porque a escolha de candidatos dos principais partidos estão ainda indefinidos, ou quase...
Na sondagem efectuada aqui neste espaço, a amostra vale o que vale, pequena, pequena demais para o número de  visitantes mensais neste blog, o que poderá também significar um desinteresse claro na política por parte dos gouveenses. Mais de 40% dos que responderam à sondagem preferem um outro candidato, que não seja Luís Tadeu, Joaquim Lourenço ou Carlos Peixoto. Por outro lado sensivelmente 23% aprovam o actual número dois do munícipio, Luís Tadeu.
No que respeita ao Partido Socialista, os contornos são bem mais expectantes, isto porque nas últimas eleições autarquicas obteve três derrotas claras. Alías o PS Gouveia vive das quase duas decadas de Santinho Pacheco , cujo "reinado" terminou em 2001, derrotado pelo actual edil gouveense.
Em todas as eleições já decorridas o "fantasma" volta a tema de ordem e parece que os socialista não se conseguem desvincular do ex-Governador Civil da Guarda.
Não é por acaso que o seu nome surge uma vez mais como possível candidato e a popularidade que o mesmo tem em Gouveia,  o mantem  vivo nesta senda política.
Há quem diga que voltaria a ganhar, tal a carga carismática que mantêm viva, mas seria um regresso ao passado? Conseguiria Santinho Pacheco impulsionar Gouveia com uma vitória? Que terá este homem ainda para dar a Gouveia? Conseguiria ele desta vez conseguir uma equipa homógenea no municipio, de futuro, de "sangue novo"? Ou voltaria a colocar os mesmos que por lá passaram com ele no passado? Questões que ficam no ar. Apesar do carisma e popularidade entre uma faixa etária dos quarenta anos adiante, na verdade conseguiria ele colocar os jovens do seu lado? Jovens que Álvaro Amaro soube conquistar ao longo destes onze anos.
O actual presidente da concelhia Armando Almeida, tem em currículo a última derrota pelo PS Gouveia, não tendo conseguido "destornar" Álvaro Almaro quando este já demonstrava um claro desgaste na governação do municipio. Ora à partida será de facto dos nomes possíveis aquele que mais facilmente averbará nova derrota, o prisma poderá ser percipitado, mas a falta de carisma, a imagem e fraco contacto com o eleitorado, sobretudo denota fraca comunicatividade. Alías perto de Álvaro Amaro e Santinho Pacheco, politicamente falando, é bem mais frágil.
O terceiro nome é José João Amaro, actual presidente da Freguesia de S. Pedro tem tido algumas lutas e "frisson" com o actual edil gouveense, em questões que levantaram alguma "rebelião" na população como o "Apagão" e o fecho da escola primária. Foi braço direito de Santinho Pacheco em diversos desempenhos deste, no municipio de Gouveia e no Governo Civil da Guarda. Sobretudo conseguiu vencer a freguesia principal do concelho, face à hegemonia social-democrata, pode ser um bom "handicap" ao próprio ao afirmar-se dentro do partido.

6 comentários:

Anónimo disse...

Falar no Santinho? O homem está podre . Dentro e fora

Anónimo disse...

O Amaro senão deslocar do padrinho está feito

Anónimo disse...

Amaro há só um... o João e mais nenhum!

Anónimo disse...

O Pacheco padrinho do Amaro , que pague a roupa e os sapatos que usa. É um caloteiro refinado.

Anónimo disse...

Será que o badalado é um que andou pela guarda a dar medalhas a torto e adireito e depois cravou os medalhados?

Anónimo disse...

O melhor candidato do ps, o santinho dos calotes