terça-feira, 21 de agosto de 2012

Turismo só mesmo em Lisboa...


A revista semanal Visão traz na edição da passada semana um artigo sobre o turismo da capital do país, referindo que esta está na moda e tem já um fluxo de 5 milhões de veraneantes por ano. A marca Lisboa é já uma imagem consolidada, e a recente abertura da estação do aeroporto de Lisboa abre portas a um público juvenil estrangeiro e da área do low-cost. 
Mas Portugal não é só Lisboa e a desorganização do turismo que temos vindo a assistir nas regiões interiores levam a que a capitalização deste núcleo fique pela capital quando todo o interior poderia beneficiar com este fluxo turístico da capital administrativa da República Portuguesa.  Interesses implantados?! Desorganização?! Falta de vontade?! Perante tanta beleza da Serra da Estrela, património histórico e gastronómico, qual o turista que não gostaria de visitar-nos? Estamos a três horas da capital do país, não parece ser o fim do mundo... As mais valias seriam evidentes, e todos ganhavam, afinal 5 milhões de pessoas é metade da população de Portugal Continental

2 comentários:

João Tilly disse...

Há muita política para o voto e nenhuma para beneficiar as regiões e as populações. E não me refiro sequer a Gouveia que ainda é das cidades mais dinâmicas na tentativa de captar turismo. Olhe aqui à volta e verá que em 4 anos a única coisa que faz relativamente à divulgação nacional para captação de turismo é a participação na BTL, que cada vez vale menos, para não dizer zero. É um mal geral.
O povo também não exige mais, e até nem quer turistas por aqui a chatear, por isso acho que as coisas acabam por estar bem assim... Daqui a 30 anos, Seia Gouveia e Fornos, juntas, terão menos gente que a população de Gouveia, hoje.
Os jovens licenciados e os empresários dinâmicos vão-se embora...
Ficam cá os pastores.
Que afinal ainda há.

Anónimo disse...

Eu acho que quem manda nas autarquias acha que assim se está bem...1º não querem chatice têm o ordenado garantido, 2º não têm gente competente e com valor para levar determinados projectos para a frente, 3º o que conta são rotundas e lápides a descerrar, alcatrão e betão com fartura.
Gouveia está um marasmo, não tem um espaço museológico de referência, em Seia ainda vai havendo o Museu do Pão, queiram quer não é dos mais visitados do país. O turismo é o futuro desta região, não há volta a dar, temos, sol, neve, montanha, Rio Mondego, beleza natural!