É um nome que podemos ver todos os dias em supermercados ou hipermercados por esse país fora, quando se fala em requeijão ou queijo da Serra, é automático...Seia! Foi constituída uma marca muito forte ao nível dos lacticínios da Serra e do Turismo. Serra e Seia são dois nomes que fundem num só, cuja marca de mercado é bastante forte. Nenhum outro município conseguiu capitalizar um valioso produto enquanto marca quanto este. Talvez em 15/20 anos esta marca foi-se constituindo cada vez mais forte, sustentável e com um valor de mercado poderoso. Não é por acaso que existem produtos do concelho de Gouveia que sem qualquer tipo de problema se "encostam" a este forte marketing que por mais se queira desvincular, parece impossível. A certo momento Seia soube apostar de forma categórica, de que os produtos regionais são uma forte fonte de capitalizar os recursos locais, ao invés de outros que optaram por outras escolhas de risco ou de exaustão. Afinal o que fizeram foi aproveitar os recursos de uma forma mais industrial sem perder um certo lado rural a que a Serra está associada. Ao colocar o nome nos produtos, fora uma forma inteligente de fazer puro marketing, constituindo assim mais valias noutros quadrantes, como a hotelaria ou o turismo rural. Se perguntarmos a qualquer cidadão, onde fica Seia, a resposta não constituí qualquer dúvida, já onde fica Gouveia, parece não ser tão linear...
Sem comentários:
Enviar um comentário