sábado, 2 de abril de 2011

O lado inverso da promoção

O turismo é e será futuramente a saída lógica para este país à beira mar plantado, o interior por inerência é cada vez mais reflexo desta teoria que assume pendôr forte e linear. Nesta região da Serra da Estrela muito hà a trabalhar na componente da promoção ao nível do turismo e do chamado "marketing" das cidades. É cada vez mais dada importância ao marketing, mas sem esquecer que este tem de ser sustentável e produtivo. Aquilo que assistimos é que há por aí muito "lixo" que gera pouca riqueza e proveito, iniciativas que pouco trazem de mais valias. Muitas vezes apostas com valores financeiros astronómicos, sem retorno, nem passíveis de pagar o próprio evento. Outros existem que simplesmente não se aposta, por inércia, por descrença, pela sua simplicidade, alguém decide não apostar. Muitas vezes essa simplicidade torna-se o verdadeiro valor do sucesso a obter. Muitas vezes tem-se o valor à frente e não se repara, não se dá atenção e devido valor.Chega-se à conclusão que quem está a gerir determinados departamentos autárquicos, ou são incompetentes ou têm falta de bom senso e tacto...afinal o "faro" é fundamental ao sucesso do marketing das cidades.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,
Esta notícia não podia ser mais verdadeira. É um facto que o turismo é a saída inteligente da crise que vivemos. Mais ainda que o interior tem a maior das diversidades turísticas do nosso país. É com muita angústia que vejo o nosso concelho a desperdiçar oportunidades e recursos fundamentais para a economia local. As pessoas certas no momento certo podem fazer toda a diferença,mas infelizmente não é isso que se tem verificado. Não podemos atribuir funções a quem não tem a formação académica adequada, o expediente,a garra, o empreendedorismo e o dinamismo e depois esperar que daí floresça um grande sucesso.
Cmp

Anónimo disse...

Um profissional de turismo deve ser capaz de mobilizar a população. Deve saber ouvi-la e analisar as suas expectiativas e supreender nas experiências turísticas. Deve estar um passo à frente das tendências do mercado e fundamentalmente atrair a população local para a importância desta actividade, criando uma estratégia de parcerias e diálogo com todos os intervenientes.