segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vitória da minoria.

Contados estão os votos, o veredito ditou uma vitória social-democrata. Já aqui escrevi que a política é uma bola retalhada de trapos que tem muitos tiques e trocadilhos. Acho que é de uma brejeirice glorificar-se com uma vitória obtida segundo os votos de uma minoria. Aquilo que assistimos ontem não foi democracia, foi uma pseudo-democracia quando temos uma abstênção de mais de 62%. Mais uma vez é perceptível que os cidadãos andam de costas voltadas com a política, o desinteresse e a descrença é notória, é abominável que nenhum partido, seja ele da direita ou da esquerda realçar o nível de abstenção verificado. Todos cantaram vitória à excepção do PS, mas estas vitórias foram pequenas manchas de tinta comparadas com a da abstênção. Muitos dizem que foi um cartão vermelho ao governo, outros dizem que é uma página que se vira no país, outros glorificam-se com a melhor votação de sempre...mas como, se 62% ficou em casa. Será que ninguém pergunta, o porquê desta abstênção? Como conseguir que os portugueses tenham uma contundente actividade no rumo da Europa e na política? É esta política de interesses, de trocadilhos, de tachos que fazem esta abstênção.
Quanto aos resultados, está aos olhos de todos que os Sociais-Democratas foram fazer o seu papel e contaram as caninhas todas, os socialistas ficaram a ver televisão, ou alguns houve que votaram mais à esquerda. O PSD inclusivamente desceu de 33% para 31,7% desde a última votação em 2004 para o Parlamento Europeu.
Pouco se falou da Europa na campanha, houve pouco bom senso, ninguém ousou ilucidar os portugueses que a Europa é quem nos governa, nomeadamente o défice, os limites nos orçamentos de estado, os subsídios e os Quadros de Apoios. Mas esta é a política, uma política que não visa solucionar os problemas mas atirar areia para os olhos. Afinal que de novo trazem este políticos actuais, os de sempre, com a mesma ladaínha?
Quanto aos resultados do distrito da Guarda, nada de novo, o PSD obteve 40,76% contra 26,92% do Partido Socialista, com uma abstenção idêntica ao resto do país, 65,07%.
No concelho de Gouveia também ganhou uma minoria, atendendo, que mais de 10.000 gouveenses ficaram em casa. Drº Álvaro Amaro voltou a contar os seus votos, os de sempre, quanto aos socialistas o impacto de DrºArmando Almeida ainda não se faz notar nas urnas. Será capaz Drº Armando Almeida convencer os cidadãos que ontem ficaram em casa, irem votar nas próximas eleições?...veremos!

Sem comentários: