segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nós por cá!!




















Não querendo imitar um programa televisivo, decidi trazer aqui alguns apontamentos ( haveria muitos outros), que nos farão refletir.
O lema tem sido "Servir o Futuro", mas tem sido dificil perceber, pelo menos para mim, o futuro de algumas requalificações, a sua funcionalidade e se realmente estas melhoram a qualidade de vida dos habitantes de Gouveia.
Fala-se muito em embelezamento da cidade, é um tema desde já que dá largas a discussão, até porque é dificil agradar a "Gregos e Troianos", mas bom senso e coerência são conceitos que por norma são consensuais.
Mas isto da política é de dificil compreensão, e o que interessa são as placas comemorativas e cortar as fitas. Depois da Pr. Alípio de Melo, que de sustentável não tem nada, das árvores que se perderam e o excessivo tom de impermeabilização do espaço, veio agora a Praça de S.Pedro, que continuo sem perceber, com tantos espaços que poderiam ser melhorados, foi ali naquele espaço que se interveio. O tom rústico dá lugar a umas pedras polidas de granito fora do tom anterior...
Já no "Calçadão" de Gouveia, surgem as passadeiras para peões que habitualmente caminham mas, atravessar para onde? De certo a "Servir o Futuro", pois ali nascerá uma zona de urbanização.
Já as chamadas "gotas" de Gouveia de nada são amigas das pessoas portadoras de deficiência física. Tem sido apanágio desde sempre a falta de sensibilidade e apesar de a sua eficiênciente funcionalidade de retirar aos automobilistas a brilhante ideia de estacionar nos passeios, a verdade é que para quem caminha de cadeira de rodas é dificil aceder a certos locais.
Para último mas não menos importante deixo-vos um cartaz em que alguém decidiu repôr a verdade, os lapsos acontecem, mas apesar de "doer" a muita gente, aquele ainda é o cemitério de Nabaínhos.






Sem comentários: