quinta-feira, 26 de março de 2009

Sustentabilidade...Gouveia...Agenda 21 (Parte I)

Opinião
Enquanto por cantos e ruelas se fala de política partidária, candidatos, etc, prefiro falar uma vez mais em sustentabilidade. Palavra que tenho usado vezes sem conta aqui, para aqueles mais atentos, quase que é uma alegoria mas não é. Tenho pautado pela insistência porque efectivamente é um raciocinio comprovado de sucesso e que tem de se pôr em práctica. É o caminho e talvez único, talvez porque há sempre uma indefinição iniciante, mas reza por aí que os resultados são válidos,como em algumas cidades, como Olhão e outras que têm iniciado o percurso da Agenda 21 Local. Perguntarão vocês o que é Agenda 21 Local, ora aí vai: "é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente." ...e não só! Infraestruturas, etc...Básicamente podemos dizer que os problemas de uma cidade são elevados pela comunidade, debatendo o futuro da cidade, as necessidades, o rumo numa Acção que é patrocinada pelo municipio enquanto resultado. Ou seja, o percurso iniciado pela cidadania pode ser levado à práctica apenas e somente pelo executivo autárquico, se assim o desejar e claro está, se tiver interessado.
Fala-se tanto de apoios a empreendedores e fixação de jovens, de forma a debelar as fragilidades de uma cidade do interior como Gouveia, que pensarão os políticos gouveenses sobre a Agenda 21 Local?
Perde-se demasiado com o homem que vai a votos e não se perde tempo com o que realmente é importante e justifica-se pararmos no tempo...para pensar. Faria deste modo um repto à comunidade bloguista gouveense, porque não debater a sustentabilidade?Porque não procurar a Agenda 21 Local? Não será um caminho a percorrer? Falamos em desemprego, problemas sociais, desertificação, etc, elevemos a cidadania como factor primordial ao desenvolvimento de Gouveia. Que pensam vocês da Agenda 21 Local? Será que em Gouveia é possível?

Sem comentários: