terça-feira, 31 de março de 2009

Promoção turística, quanto vale?

Opinião
Este " post" vem a propósito de um "post" de um colega bloguista que notíciou a ida de produtos regionais a Lisboa pela mão do municipio de Celorico da Beira, que alías o Jornal O Hermínio já tinha dado a conhecer.
Julgo que neste ponto existe concordância, a iniciativa é de louvar e mais houvesse, tivesse o municipio de Gouveia tal ousadia, colocar produtos regionais na rua mais "concorrida" do país. Por ali passam milhares pessoas, turistas, jovens...é de facto uma boa estratégia, sustentável e de custos reduzidos.
Um dos comentários a esse "post" referia a BTL como uma aposta feita pelo municipio de Gouveia, tida como promissora e de futuro. É bom que sim, que seja de futuro pois os custos em volta desse evento foram com peso, de bastante peso diga-se. A BTL é de facto uma montra do turismo mas carece de programação, de estrutura, de continuidade e sobretudo de autenticidade na matéria humana envolvida, que não foi o que se passou neste ano de 2009.
Independentemente de o Queijo da Serra ser de Seia, o Vinho de Vila Nova Tázem, o doce Companhia das Abóboras, é realmente indiferente, importante é a iniciativa, em que os resultados têm tudo para ser positivos e de colheita futura.
Temos aqui dois tipos de estratégia, uma mais contida, sustentável de resultados imediatos, outra despesista, de "pompa e circunstância", de resultados incertos, a serem positivos não serão imediatos. Nem sempre o mais caro dá garantias de resultados optimistas..."grão, grão enche a galinha o papo."

2 comentários:

Ribeira disse...

Caro PA. O objectivo do meu post no 'Ribeira Ajax' é mesmo esse, mostrar que é possivel fazer muito, utilizando muito pouco.
Continuo completamente convencido que não chega o que se tem feito até agora em Gouveia. É preciso mais, muito mais.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Ribeira,
Foi daí que tive a ideia de lhe "roubar" o tema. Julgo que existem determinadas acções que não necessitam de esforços financeiros avultados.Passam acima de tudo por vontades e determinações. Acima de tudo existe falta de base, projectos continuos e de longo prazo.
O Editor de "Jornal O Herminio"