segunda-feira, 2 de março de 2009

Gouveia Vs Seia, porque não?

Há uns tempos comentava com um amigo meu que haveria de fazer um artigo, onde confrontaria estas duas cidades beirãs. Ele prontamente discordou, achando que comparativamente é dificil fazer um apanhado consistente. Pois aqui estou, e até julgo ser mais fácil que possamos pensar. Afinal são duas cidades situadas nas faldas da Serra e que morfologicamente muito idênticas. Sempre houve uma certa rivalidade, talvez seja uma palavra forte mas, lá no fundo sempre houve uma certa competitividade entre ambas e ainda bem. A história tem sido mais favorável aos senenses, no sentido do desenvolvimento local levado a cabo ao longo dos anos pós 25 de Abril. São duas cidades que se separam por 20kms, fazem "fronteira" e as suas economias não deixam de ser no mesmo sentido, o sector do turismo sobretudo e outrora o têxtil...outros tempos! Parece haver também, como em todas as democracias, discórdias, em Seia o actual presidente tem sido algo criticado, sobretudo pelo pouco mediatismo da cidade. Há até quem defenda Álvaro Amaro um exemplo a seguir em Seia, há quem diga que desde que o presidente de Gouveia assumiu funções que a cidade passa mais na televisão, apesar das festas e festarolas algo despesistas. Valerá a pena o mediatismo? Veremos...
Mas estamos aqui para confrontar estas duas cidades, com numeros populacionais diferentes é certo, concelho de Gouveia com cerca de 15500 habitantes e concelho de Seia um pouco menos de 28000 habitantes, mas muito perto do ponto de vista económico, como já disse, social e cultural, não fossem elas portas à Serra da Estrela. Seia é à luz do turismo referência, o Queijo da Serra hoje tem a marca "Seia", queiramos quer não, é um facto. A subida à Serra é sempre "concorrida" e muito mais dinamizada, gostemos ou não, embora consideremos que a subida por Gouveia é algo fora do vulgar. Depois vem o Museu do Pão, um dos mais visitados no país, bem estruturado e com uma divulgação muito acima da média. Do ponto de vista cultural têm o CISE que culmina estes principais pontos fortes da cidade senense. E Gouveia? É dificil encontrar algo consistente apesar de aparecer na televisão, teve o Snowboard, o BTT...bom tem o Museu da Miniatura Automóvel, com o devido respeito, nunca chegará aos calcanhares do Museu do Pão. Seria injusto não referir a Salsicharia do Lázaro, é talvez do ponto de vista económico dos projectos mais consistentes dos últimos tempo, a par da Água Serra da Estrela...e o Restaurante " O Albertino"que bate claramente a concorrência, poderá haver mais um ou outro exemplo mas não me lembro.
Mas não queria deixar de referir números, porque números são números e contra eles não há nada a fazer. Fála-se em turismo, é preciso revitalizar, bom neste capítulo podemos dizer que Seia tem 362 estabelecimentos hoteleiros contra 145 em Gouveia, já no que toca a ocupação de camas por localização geográfica, Gouveia com 19,2% e Seia com 30,1%. Passando para a questão económica e qualidade de vida dos cidadãos das duas cidades podemos referir que o poder de compra dos gouveenses em relação ao resto do país é de 0,087%, enquanto os senenses 0,169% e quando chegamos ao ganho mensal de trabalhador por conta de outrem temos os gouveenses com 613,90 €/média mensal e os senenses com 665,50€/média mensal. A demografia é um aspecto que ambas as cidades vivem o presente com apreensão, todo o interior terá de repensar as suas políticas, algumas já estão em marcha. Assim Gouveia tinha em 2007 uma taxa de natalidade de 5,3% e Seia 6,0%, a taxa de mortalidade em Gouveia era de 16,1% e Seia de 14,4% e taxa de crescimento migratório era de 0,29% e 0,10% respectivamente. Números que estão ao vosso alcance no site do Instituto Nacional de Estatística, são dados de 2007, basta um pouco de tempo e paciência e poderão fazer as vossas próprias leituras. Se por um lado dizer que esta cidade tem isto ou aquilo ser discutível, os números esses não nos deixam dúvidas e embora o futuro seja amanhã a realidade é esta e as diferenças existem entre ambas as cidades.
A verdade é que em Gouveia nunca foi capaz de olhar para o "vizinho" de forma humilde e retirar os dados positivos para seu proveito, aprender com o que de bom se fez por lá e melhorar por cá. A competividade territorial é necessária e com isso ganham as populações e a região.
Para finalisar, porque o futuro é amanhã, o nº de índice de renovação da população com idade activa é 105,8 para Gouveia e 113,2 para Seia. Reflectir é preciso, agir é fundamental!

1 comentário:

Anónimo disse...

epá...este artigo vem mesmo na hora H


em breve perceberás pq ;) ... apesar de n estar publicado ele está agendado à uns dias