Todos quanto pensam, escrevem e falam, os designados " sábios" gouveenses, até hoje nada nos trouxeram algo de verdadeiramente elucidativo, como corrente de pensamento futuro. Muitos vagueiam na mesquinhez política, passam " atestados" de analfabetismo aos cidadãos, outros há que pactuam, outros há que baixam os braços. Falar mal de algo é fácil, sem dúvida, criticar então, fácil é, díficil é criar algo verdadeiramente positivo passível de ir ao encontro com as necessidades. Mas entre criar e optar pelo caminho errado, mais vale estar quieto. Muito já se escreveu sobre Gouveia, o rumo, o caminho, mas continua-se sempre pelo mais do mesmo.
A cidade precisa de se desenvolver e não crescer, precisa de qualidade e não de quantidade. Normalmente existe sempre um paralelismo entre desenvolvimento e crescimento como sendo sinónimos mas não é verdade. Para que exista desenvolvimento temos de considerar dois conceitos fundamentos ao êxito final, são eles Planeamento Estratégico e Marketing Territorial. Se o primeiro não existe, nem nunca existiu, o segundo falhou, afinal o que podemos dizer da "marca" Gouveia? Snowboard, BTT... Capital da Aventura! São eventos que existem num período e espaço de tempo com uma visão clara de Marketing Territorial de curto prazo. Findo estes eventos o que resta, que proveitos trouxe? O que Gouveia necessita é de uma visão de longo prazo, estruturada, Marketing Territorial Sustentado e Participado. O primeiro passo é dar primazia à educação/cultura, são e serão sempre a base de uma cidade, com elas vem a riqueza do conhecimento e do automatismo em criar empreendedorismo, tudo em prol do Desenvolvimento Humano, e só com uma finalidade, o bem-estar.
Quando se menciona, que se aposta num novo Parque Industrial, fica-se com a ideia que serão fábricas que provavelmente daqui a 2 anos fecharão portas. Precisamos que se crie uma rede de conhecimento-investigação-tecnologia-industria/experimentação, só assim se poderão encontrar condições viáveis e estruturadas ao futuro de um concelho, hoje envelhecido e sem rumo. Gouveia, poderá se demarcar dos demais ao constituir-se numa "marca", a do conhecimento, do experientalismo e do intelectualismo cultural, são estes os factores que as melhores empresas procuram num determinado espaço territorial, sem esquecer claro está do turismo. Passou-se demasiado tempo à espera do Curso Superior de Saúde, que queiramos quer não dificilmente virá para a cidade. Se me perguntarem, é fundamental? Sim é, mas terá que se abrir horizontes, o território é demasiado rico e o espólio cultural/turistico um verdadeiro potêncial,sub-aproveitado, para nos restringirmos a apenas uma Àrea, onde existe já uma instituição gouveenses a trabalhar de forma incomparável. É preciso encontrar outras soluções, elas existem.
Outro aspecto é a cidadania,e não menos importante, qual o grau de participação dos gouveenses nas questões fundamentais na cidade? Quantos debates se fazem em Gouveia? E conferências? Daquilo que realmente é fundamental, não das miniaturas automóveis, isso são situações complementares. Existem temas fundamentais, o ambiente, o urbanismo, sustentabilidade, arquitectura, entre outros. É necessário gerar e gerir dinâmicas passíveis de criar um caminho sólido, para que Gouveia se torne um território acolhedor, fruto de um desenvolvimento sustentável, estruturado pela educação, tecnologia, ambiente, economia e sociedade.
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