quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Portugal City Brand Ranking 2014 - Gouveia em 137.º lugar.


A consultora espanhola Bloom Consulting efectuou recentemente e publicou esta semana o estudo sobre a "marca" das cidades. Sendo a "marca" das cidades um activo económico e político, é importante geri-lo bem à obtenção de resultados satisfatórios. Baseado na performance de cada cidade, Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver), a Bloom Consulting considera este estudo, «...um ranking tão completo e detalhado foi desenvolvido para todos os Municípios portugueses.» A Bloom Consulting explica ainda as razões deste ranking « Uma vez que a informação expressa no ranking se mostra capaz de avaliar e ordenar cada Município pelo seu desempenho em cada uma das categorias de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento) surge a possibilidade de, pela primeira vez, comparar a performance entre municípios e regiões, bem como obter uma visão mais fidedigna do panorama nacional.» A consultora refere ainda a importância da "marca" «Cada vez mais, a marca de um país, região ou cidade é um ativo com valor tangível e intangível que requer uma gestão estratégica de forma a atingir múltiplos objetivos.» Apesar da velha máxima de, juntos somos mais fortes, não deixa de existir uma certa concorrência entre municípios locais, fundamental ao desenvolvimento económico e social local.
Assim sendo e olhando aos dados vindos a público pela consultora, Lisboa lidera o ranking nacional, num total de 308 municípios, a capital é a melhor cidade para investir, visitar e viver.
Olhando à cidade de Gouveia, ela encontra-se a nível nacional na 137ª posição. O estudo está ainda classificado ao nível regional por zona Norte, Centro, Algarve e Ilhas. Gouveia na zona centro encontra-se na 37.ª posição num total de 100 municípios. Olhando à região da Serra da Estrela, o município de Gouveia surge atrás das cidades da Covilhã (8º), Guarda (11º) , Seia (20º) e Fundão (33º). É notório que a Covilhã lidera esta região nas performances negócios e turismo, perdendo apenas para a Guarda capital de distrito na categoria viver. A comparação inevitável entre as duas  cidades de Seia e Gouveia, os senenses vão bem mais destacados, senão vejamos as posições ao nível regional  nas variantes (negócios) , (turismo), (viver) : Seia (38º), (21º), (22º), Gouveia (69º), (29º),(56º), apesar na variante do turismo estas estarem mais próximas, no investimento e viver,Seia leva uma clara dianteira. A vizinha Mangualde ganha também em toda a linha das variantes tendo uma posição de 19ª  na zona centro e 73ª a nível nacional. No campo dos negócios e investimento realço para cidades que estão melhores que Gouveia, que são os casos de Arganil, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, acrescentado as já referidas anteriormente (Covilhã, Guarda, Seia e Fundão) na zona centro. No entanto Gouveia tem melhor comportamento que as cidades de Manteigas, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Almeida, Trancoso, Mêda, Sabugal, Belmonte, Oliveira do Hospital, Arganil e Figueira de Castelo Rodrigo, no seu compto geral. 


Sem comentários: