terça-feira, 17 de março de 2009

Parque Natural da Serra da Estrela

Opinião
Noutros blogs gouveenses dismitifica-se a política e seus afins, decidi trazer aqui um assunto pouco se fala, mas de importância maior, até para "quebrar o gelo". Fala-se por aí em desenvolvimento, sustentabilidade, dinamização territorial, etc...e fala-se pouco do que o Parque Natural da Serra da Estrela representa no meio de isto tudo.
O objectivo primordial do PNSE é "...salvaguarda de recursos e valores naturais e o regime de gestão compatível com a utilização sustentável do território..." obviamente mediante de critérios que poderão ser de interdição, ou de procedimentos e condicionamentos visando a preservação da biodiversidade e conservação da natureza. É preciso não esquecer, que tudo é coordenado com os municipios que envolvem este Parque dos quais Gouveia faz parte, nomeadamente os PDM`S e os Planos Urbanísticos.
Fala-se muito que o Parque é culpa disto e daquilo, que condiciona o desenvolvimento e que só trás atraso de vida. É evidente que o Parque é importante, não só pelos seus objectivos mas porque estamos perante um território que tem de ser interpretado e valorizado. Não quero com isto dizer que esteja de acordo com determinadas decisões que são acolhidas para determinados municipios e para outros nem tanto. Tem de haver uma base para tudo, embora neste território de condicionalismo, vê-se por aí muita excepção, nomeadamente na forma da arquitectura. Sobretudo na perservação da arquitectura popular do qual o Parque e os municipios tendem a não trabalhar em conjunto.
O Parque não poderá ser condicionalismo de desenvolvimento, quando bem planeado e sustentável, nem poderá abrir excepções que põe em causa a sua própria credibilização. Sobretudo a uma fixação por parte do Parque para os m2 e as contas de aritmética, tudo isso poderá ser ultrapassado quando o território é bem manipulado, trabalhado, sem pôr em causa os principios de conservação da natureza e a Biodiversidade do PNSE.

Sem comentários: